Nissan Frontier Forum banner

Tipo de óleo do diferencial traseiro

21K views 29 replies 15 participants last post by  BLtheP  
#1 ·
Image
Image
Estou procurando trocar os fluidos do meu caminhão, infelizmente não tenho um manual de serviço.

2012 pro 4 x transmissão MANUAL

Eu gostaria de saber o tipo e o volume de óleo que meu diferencial traseiro usa, entendo que existem diferentes tipos de diferenciais para as Frontiers.

Aqui está uma foto do meu diferencial. Obrigado a todos!

#4 ·

#5 ·
#7 ·
Os dois tipos a que você se refere são o M226 e o C200. Você tem um número de peça Dana, então você tem um M226. O C200 é o diferencial da própria Nissan, mas você pode confirmar pelo número de parafusos; M226 tem 12 parafusos, C200 tem 8 parafusos.

Você precisa de 75W-140 como a maioria de nós.

#8 ·
O manual do proprietário diria 75W-90 para C200 e 75W-140 para o M226 que você tem. Na verdade, não é tão crítico, pois você não está lubrificando nada que realmente se importe. Óleo mais espesso pode proteger um pouco melhor e não tem nenhuma desvantagem real em um diferencial. Eu escolho 140 para meus usos, e uso 85W-140 porque posso obtê-lo em convencional em vez de sintético.

#9 ·
O manual do proprietário diria 75W-90 para C200 e 75W-140 para o M226 que você tem. Na verdade, não é tão crítico, pois você não está lubrificando nada que realmente se importe. Óleo mais espesso pode proteger um pouco melhor e não tem desvantagens reais em um diferencial. Eu escolho 140 para meus usos, e uso 85W-140 porque posso obtê-lo em convencional em vez de sintético.
Por que você não usaria sintético? Só por curiosidade. Eixo de $4 mil, $30,00 a $50,00 (para Motul) em lubrificante. Realmente não faz sentido.

owns 2014 Nissan Frontier Pro4x
#12 ·
Eu realmente não entendo por que ainda se usa o convencional em alguma coisa. Literalmente não pode competir.

A empresa de P&D automotiva para a qual trabalhei (lubrificantes, combustíveis, líquidos de arrefecimento) parou todos os testes sintéticos, pois eles não falhariam nas mesmas restrições que os convencionais. Os testes teriam que durar 3-4 vezes mais sob as mesmas condições extremas.

#18 ·
Como qualquer tópico que começa em relação a "óleo"... torna-se uma discussão sobre qual marca, modelo ou grau é melhor :ROFLMAO:

Eu não sou engenheiro e, honestamente, não me importo com o que entra na coisa, desde que esteja lubrificando e funcionando. Eu usava óleo convencional, e ainda uso em alguns itens, pela economia de custos. Ao longo dos anos, a diferença de economia de custos tem sido menos um problema.

Minha velha Harley, que é SOMENTE refrigerada a ar/óleo, teve uma queda de 25 graus durante os meses de verão mais quentes de pilotagem quando mudei para sintético total. Os motociclistas Harley são ainda mais notórios e exigentes em relação ao "melhor" óleo sintético a ser usado por causa da rapidez com que ele se decompõe e mantém o motor mais frio.

Depois de fazer alguns serviços na minha moto, então com 19 anos, o mecânico ficou muito impressionado com o quão pouco ou nenhum desgaste era visível nos meus lóbulos de came. Eu troco o óleo todo ano, independentemente das milhas, religiosamente. Um pequeno investimento pareceu valer a pena a longo prazo até agora.

Não posso dizer exatamente quando mudei para sintético para a moto, acho que a Harley tinha um semi-sintético que usei um pouco antes de ir para o sintético total. A queda de temperatura de operação foi suficiente para fazer este velho, teimoso e barato MF acreditar em ir para o sintético total :giggle: na maioria dos meus brinquedos.

Uma coisa que posso definitivamente dizer é que, depois de fazer uma limpeza de troca de óleo sintético, noto que o óleo sintético é extremamente mais difícil de limpar das minhas ferramentas e da bandeja de drenagem. Normalmente uso um pouco de gasolina para quebrar o resíduo e esvaziá-lo em um recipiente de coleta. Tenho que usar mais gasolina fresca para quebrar aquele óleo sintético em comparação com o óleo convencional que sai facilmente???

Novamente, não tomando partido ou querendo entrar no grande debate sobre óleo, apenas postando minhas experiências. YMMV 🤘

#20 ·
Uma coisa que posso definitivamente dizer é que, depois de fazer uma troca de óleo sintético, noto que o óleo sintético é extremamente mais difícil de limpar das minhas ferramentas e da bandeja de drenagem. Normalmente uso um pouco de gasolina para decompor o resíduo e escoá-lo para um recipiente de coleta. Tenho que usar mais gasolina fresca para decompor aquele óleo sintético em comparação com o óleo convencional que sai facilmente???
Sim. é o sintético fazendo seu trabalho. Ele fica em todo lugar e deixa um filme. Isso é o que ajuda nas partidas a frio ;) Você teria que adicionar Lucas ao óleo convencional para fazer a mesma coisa.

#21 · (Edited)
Isto está a tornar-se um tópico sobre óleo. Acho que o uso de óleo Dino no eixo ajuda a evitar vazamentos nas vedações. Num dos meus carros, não posso usar óleo de motor sintético, senão ele vaza.

Para o diferencial, uso 140w syn. Ao contrário da caixa de transferência, que só precisa de qualquer coisa para espirrar e lubrificar, o conjunto de engrenagens do diferencial traseiro sofre muita pressão nos dentes. A película de óleo na superfície ajuda a reduzir o desgaste. Há muita pressão no ponto de contato.

#22 ·
...e, como afirmado acima, os diferenciais ficam quentes, muito quentes. Daí o óleo/fluido de maior peso = seja sintético, convencional ou uma mistura.