https://www.projectkeira.com/home/wp-content/uploads/2025/04/raine_ft_grid03.jpg
NOTA: ESTA É UMA LEITURA MUITO LONGA. Estou postando a Parte 1 agora, com a segunda parte para postar em alguns dias.
Você foi avisado
Esteja ciente de que tudo isso é subjetivo; este é apenas meu teste, meus pensamentos, minha opinião; se você já possui um desses itens e discorda das minhas descobertas, não se preocupe. Você não precisa defender sua decisão e/ou ficar todo chateado LOL
Ahoy! Vamos voltar um pouco: Depois de fazer engenharia excessiva (pensar demais?) em um projeto anterior em minha Frontier (que acabei removendo alguns meses depois), recentemente me interessei novamente por algum tipo de solução de montagem de painel eletrônico – desta vez ancorada na área central superior do painel da minha picape. Depois de algumas pesquisas e newsletters por e-mail bem programadas na minha caixa de entrada, acabei comprando duas das opções de montagem embutida atualmente disponíveis para a 2ª Geração Frontier: O Bulletpoint Mounting Solutions RubiGrid e a Plataforma de Painel Z1-Off-Road. (Tecnicamente, existe uma terceira opção da ICS-Fab, mas é uma plataforma elevada, do tipo universal, que parece genérica e não fica nivelada com a parte superior do painel da Frontier.)

Como eu tinha os dois em mãos, pensei em fazer uma comparação das duas opções – não apenas para decidir qual eu gostava mais, mas para que outros pudessem decidir por si mesmos qual poderia atender às suas necessidades também. Então, vamos lá: mantendo-me fiel ao formato frente a frente, compararei cada painel do painel entre si em várias categorias e, em seguida, determinarei um vencedor geral.
Tudo bem, então, vamos começar com algumas informações sobre o produto e pensamentos iniciais:
I. Valor Inicial
Bulletpoint Mounting Solutions RubiGrid
Como encomendei este primeiro (e depois o deixei na caixa por cerca de 2 meses porque me esqueci dele), começaremos por aqui. O Bulletpoint Mounting Solutions RubiGrid está disponível em 9 configurações diferentes; optei pela configuração básica de menor custo ($ 39,99), pois tinha uma coleção de braços e soquetes AMPS ajustáveis e assim por diante do projeto anterior de montagem de acessórios do painel.

O RubiGrid chega em uma embalagem muito boa e, dentro da caixa, encontrei o seguinte:
- Painel superior Rubigrid
- Suporte de montagem inferior
- Bola de montagem AMPS
- Livro de instruções
- Duas sacolas de hardware
- Chave hexagonal básica
- Mini chave combinada
- Chave de fenda Phillips
- Ferramenta de remoção do painel
- Duas brocas (apenas 1 mostrada na foto)

…Também foram incluídas estas duas coisas:

Ok, o chaveiro da marca é uma peça de mercadoria padrão e agradável… mas o abridor de garrafas de bala falsa? Eu entendo – combina com o nome da marca (que eu estava vendo em abundância), mas isso é realmente necessário? Alguém da empresa achou que isso seria algo legal, como aquelas bolas de borracha falsas que os caras de rastreadores de shopping penduram na parte inferior de suas picapes a diesel?
Plataforma de Painel Z1-Off-Road
Mudando para o que me referirei a partir de agora como “Plataforma Z1”, a Plataforma de Painel Z1 Off-Road oferece duas versões – uma para a Frontier 2005-2008 e a que tenho para a 2009-2021. Você pode comprar a Plataforma Z1 sozinha ou, opcionalmente, incluir uma montagem magnética sem carregamento por US$ 10 adicionais ou uma montagem magnética com carregamento por US$ 25 adicionais. Nada mal, certo? No entanto,… quase esqueci de mencionar um detalhe fundamental aqui: o pacote básico da Plataforma Z1 tem um preço de varejo sugerido de… US$ 79,99! Uauzers.
Comparada à embalagem e apresentação sofisticadas do RubiGrid, a plataforma Z1 chega em uma caixa branca simples e clinicamente simples, com a marca Z-1 literalmente colada (nem mesmo impressa na caixa!). Eu teria tirado uma foto do unboxing, mas quando cortei a fita adesiva para abri-la, toda a caixa simplesmente caiu. Ao contrário da embalagem Rubigrid, as peças do Painel do Painel foram apenas embrulhadas em folhas de espuma branca coladas. Os conteúdos foram os seguintes:
- Plataforma superior do painel
- Suporte de montagem inferior
- Uma sacola de hardware
- Suporte de acessório curvo de 90 graus

Espere – é só isso? Por US$ 79,99? Que diabos? Infelizmente, sim – por duas vezes o preço do RubiGrid, não há muito para ver aqui com a Plataforma Z1. Você não recebe nenhum tipo de bola de montagem, não recebe nenhuma ferramenta de instalação… você nem mesmo recebe instruções impressas; em vez disso, você recebe apenas um código QR vinculado à Internet para um vídeo de instalação, onde algumas das etapas envolviam algumas ferramentas Mickey-Mousing (mais sobre isso mais tarde).
Em termos de custo inicial, o RubiGrid oferece muito na caixa (e talvez algo que você não queira) por metade do preço da Plataforma Z1. No momento (no início do teste), acho difícil explicar por que a Plataforma Z1 custa o dobro quando vem com muito menos. RubiGrid vence esta rodada, facilmente. (Observação: excluí a embalagem e considerei apenas o conteúdo real ao decidir sobre o valor)
O VALOR INICIAL VAI PARA: BulletPoint RubiGrid
II. Qualidade de construção/componente
Plataforma Z1
A placa superior principal da Plataforma Z1 mede 2,84 mm de espessura e, quando pesada com o suporte de montagem (mais apenas o hardware necessário para unir as duas peças), a Plataforma Z1 pesa 1 libra, 0,9 onças:

De acordo com a descrição do produto, o conjunto da Plataforma Z1 possui um “revestimento em pó resistente a UV durável” e o braço de 90 graus incluído é de aço inoxidável. Todas as três peças são muito rígidas e as bordas são todas bem acabadas. O acabamento em pó é bom, mas poderia ter sido melhor. O hardware de instalação é de aço inoxidável (bom) e eu gosto de como a Z1 escolheu parafusos M6 maiores para montar a plataforma na lixeira do painel. A plataforma superior tem um pequeno logotipo Z1 impresso na tela discreto. Eu prefiro logotipos pequenos e discretos – com a opção de logotipos maiores (ou seja, decalques). algumas pessoas precisam colocar sua engrenagem de marca em alta, mas geralmente eu não coloco.
Bulletpoint RubiGrid
Mudando para o RubiGrid, medi a placa superior principal do RubiGrid em 2,74 mm e, quando pesada com o suporte de montagem (mais apenas o hardware necessário para unir as duas peças), o RubiGrid é ligeiramente mais pesado, com 1 libra e 3 onças. Observe que, embora a placa superior seja mais leve que a plataforma Z1, a maior parte do peso do RubiGrid vem do suporte de montagem de metal sólido:

O Rubigrid e o suporte têm um acabamento texturizado agradável que parece e é durável – tem uma sensação muito semelhante ao revestimento de cama spray-in de fábrica. A placa superior tem muitos slots de montagem, tornando-a ligeiramente flexível até ser aparafusada ao suporte de montagem. Quatro parafusos Philips prendem as duas peças.
Em termos de construção e qualidade, a Plataforma Z1 deve oferecer maior rigidez em áreas específicas, embora seu acabamento seja apenas mediano. O RubiGrid, por outro lado, apresenta um acabamento superior – mas a placa superior tem um pouco mais de flexibilidade devido aos inúmeros slots usinados. Isso é um empate.
QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO: Empate
III. Facilidade de instalação
Ambas as opções exigem perfuração na lixeira OEM do painel. Para preparar esta comparação, comprei alguns OEM Nissan # 68252-9BF0A extras – mais comumente conhecido como ‘lixeira superior central do painel’ que fica acima da unidade principal:

Bulletpoint RubiGrid
As instruções do RubiGrid foram bastante diretas: faça cinco furos, prenda a placa de montagem inferior com alguns parafusos/parafusos e pronto. Então foi literalmente o que eu fiz:

Esta parte da instalação levou menos de 10 minutos – eu nem precisei pegar meu conjunto de brocas, pois a Bulletpoint forneceu a broca de tamanho correto (bom). Quando fixado, a lixeira do painel + suporte de montagem é muito sólida. A inclusão de porcas de segurança foi outro toque agradável, permitindo que eu apertasse os fixadores sem precisar de nenhum composto de travamento de rosca.
Tudo o que restava era encaixar a lixeira do painel de volta na picape e, quando fiz isso, fui recebido com… uma borda traseira irregular. Acontece que as porcas de segurança entraram em contato com o reforço interno do painel! No entanto, isso foi resolvido pela Bulletpoint – lembra que eles incluíram duas brocas no pacote? A broca maior foi usada especificamente para perfurar o reforço interno do painel para permitir que as porcas de segurança tivessem folga, conforme mostrado abaixo:

Com os dois furos perfurados no suporte interno do painel, prendi o RubiGrid ao suporte e encaixei tudo no lugar, completando a instalação simples, rápida e fácil:

Plataforma Z1
Por outro lado… a instalação da Plataforma Z1 realmente testou minha paciência. As etapas iniciais foram rápidas e fáceis – de acordo com suas instruções em vídeo, “simplesmente” marque e faça três furos na lixeira do painel. Em seguida, apare o plástico sob a lixeira OEM para permitir a folga do suporte de montagem. Observação para Z1: alguém compre um alargador adequado para Simon (assista ao vídeo, você verá o porquê). Melhor ainda, um conjunto de ferramentas, pois para