Nissan Frontier Forum banner

DIY: Substituição da mangueira de borracha (códigos de peças Nissan e fotos incluídas)

1 reading
147K views 86 replies 31 participants last post by  riesc1982  
#1 · (Edited)
Aproveite este tópico de faça você mesmo para a substituição de TODAS as mangueiras de borracha do motor 4.0L (refrigeração, vácuo, EVAP, PCV, resfriador de óleo, aquecedor, etc.). Existem algumas outras peças também: termostato, válvula PCV, válvula de retenção do servo freio, porta de teste EVAP, embreagem do ventilador, tampa do radiador, tampa do reservatório de expansão.

Nas fotos você verá a peça real na picape (apontada com um ponteiro vermelho). A imagem a seguir mostrará a peça Nissan, incluindo o número da peça da mangueira e das braçadeiras. Se nenhuma braçadeira for mostrada, tive que reutilizar as braçadeiras antigas.

Para sua informação, de acordo com o manual de serviço de fábrica, as ÚNICAS braçadeiras que são "obrigatórias" para serem substituídas após cada remoção são as braçadeiras da mangueira de vácuo do servo freio (quantidade 2). Eu apenas substituí todos eles porque eles têm quase 10 anos.

****Clique duas vezes nas fotos em todo o tópico para ampliar a imagem****

DICA, usei uma lâmina de barbear para cortar cada mangueira em cada conexão, pois eu estava substituindo-as de qualquer maneira. As mangueiras antigas estão realmente presas nas conexões, então esta DICA economizará tempo e energia valiosos!

Obrigado,

CPS

#2 · (Edited)
Mangueira de vácuo do servo-freio e válvula de retenção

A mangueira de vácuo do servo-freio é simples, você só precisa de um alicate de ponta longa para chegar à braçadeira no lado do coletor de admissão.

De acordo com o manual de serviço da fábrica, é "obrigatório" substituir ambas as braçadeiras da mangueira sempre que forem removidas ou reparadas.

47474-EA000
16439-17B0A (quantidade 2)

A válvula de retenção do servo-freio sai diretamente da bucha de borracha. Leva um pouco de força, mas ela sai. Remova a bucha antiga, substitua por uma nova bucha, insira a nova válvula de retenção. Empurre a válvula de retenção até que ela fique nivelada com a bucha.

47478-AX600

#3 · (Edited)
Tampa do radiador, tampa do reservatório, embreagem da ventoinha

A embreagem térmica da ventoinha precisará ser removida ao mesmo tempo em que você remove a proteção plástica da ventoinha. Deixe a correia serpentina no lugar, solte as (4) porcas de 10 mm na base da embreagem térmica da ventoinha, mas não as remova completamente. Desaperte os (2) parafusos de 10 mm que prendem a proteção da ventoinha ao radiador. Desconecte a mangueira do reservatório de expansão da proteção. Desconecte o conector do fio no lado do passageiro da proteção, aproximadamente na metade do caminho. Desconecte a mangueira do resfriador da transmissão do lado inferior do passageiro da proteção. A remoção da mangueira superior do radiador facilitará a remoção da proteção da ventoinha. Agora, retire as (4) porcas da embreagem térmica da ventoinha, deslize a embreagem da ventoinha dos pinos e levante a embreagem da ventoinha e a proteção da ventoinha para cima ao mesmo tempo. Remova os (4) parafusos de 10 mm que prendem a ventoinha de plástico à face da embreagem da ventoinha. Instale as pás da ventoinha na nova embreagem da ventoinha, aperte os parafusos com 80 INCH LBS. As (4) porcas que prendem a embreagem da ventoinha à polia precisam ser apertadas com 71 INCH LBS.

A nova embreagem da ventoinha tem uma resistência muito ligeira, o que é bom. Minha embreagem antiga não tinha nenhuma!

21082-EA200

Tampa do reservatório de expansão (a que tem a mola na parte inferior, não as confunda)

Tampa de enchimento do radiador (SOMENTE a tampa, sem mola na parte inferior)

Novas tampas: Tampa do reservatório (esquerda) / Tampa do radiador (direita)

21430-1P111 / 21430-1P107

#4 · (Edited)
Termostato e junta

Novo termostato e junta, VOCÊ NÃO usa vedante, apenas a junta Nissan.

21200-31U1B
13050-ZA000 (quantidade 1)

Há 2 mangueiras que se prendem ao termostato: mangueira inferior do radiador e mangueira de desvio do resfriador de óleo. Depois que todo o líquido de arrefecimento for drenado do radiador, você pode desconectar essas mangueiras com vazamento mínimo de líquido de arrefecimento. Agora, desaperte os (3) parafusos de 10 mm do termostato, puxe-os para fora. Limpe a superfície de contato da junta e seque-a. Se você tiver ar comprimido (ou ar enlatado para computadores), sopre os 3 orifícios dos parafusos rosqueados do termostato. Você não quer nenhum líquido de arrefecimento nos orifícios quando começar a apertar os parafusos, porque você pode travar os parafusos hidraulicamente, tornando a remoção difícil em uma data posterior. Instale a junta/termostato/parafusos. Aperte (3) parafusos a 80 INCH LBS (o ponteiro vermelho está apontando para a mangueira de desvio do resfriador de óleo, mas o termostato está logo atrás desta mangueira)

#5 · (Edited)
Mangueiras EVAP e válvula de serviço (página 1)

Há (4) mangueiras EVAP no total

Mangueira e braçadeiras novas

14912-EA223
01558-00411 (quantidade 2)

Mangueira antiga

14912-EA224
01558-00411 (quantidade 2)

#6 · (Edited)
Mangueiras EVAP e válvula de serviço (página 2)

Porta de serviço EVAP

Porta de serviço EVAP

14939-EA200

Preste muita atenção a esta mangueira, pois ela requer (2) braçadeiras diferentes. Não são os mesmos números de peça das braçadeiras das outras 3 mangueiras EVAP.

Mangueira e braçadeiras novas (Atenção: leia acima)

14912-EA206
16439-42L0B (quantidade 2)

#7 · (Edited)
Mangueira do líquido de arrefecimento (página 1)

Como pode ver na imagem, eu fiz o desvio da mangueira do líquido de arrefecimento do corpo da borboleta. O meu já foi feito há 8 anos.

14056-EA200
16439-56S0A (quantidade 2)

Mangueira de desvio do líquido de arrefecimento

14056-EA205
16439-56S0A (quantidade 2)

#8 · (Edited)
Mangueira do líquido de arrefecimento (página 2)

Mangueira de derivação do líquido de arrefecimento

14055-EA200
01558-00461 (quantidade 2)

Mangueira do aquecedor traseiro do lado do motorista

92413-EA200
01558-00521 (quantidade 2)

#9 · (Edited)
Mangueira do líquido de arrefecimento (página 3)

Mangueira do núcleo do aquecedor para o tubo de água

92400-EA200
01558-00521 (quantidade 2)

#10 · (Edited)
Mangueira do radiador de óleo (página 1)

Há (4) mangueiras do radiador de óleo, mas só consegui fazer 3 das 4. Veja a página seguinte para mais detalhes.

21306-EA21A
16439-7S01D (quantidade 2)

Mangueira velha do radiador de óleo (longa)

21306-EA20A

#11 · (Edited)
Mangueira do radiador de óleo (página 2)

Termostato para tubo de metal, mangueira do radiador de óleo

21306-EA215

Esta foto é na verdade a parte superior da mangueira longa do radiador de óleo, veja o post anterior.

Esta é a mangueira que eu não consegui trocar. Para trocar esta mangueira, você DEVE remover o coletor de admissão de plástico superior, a flauta de combustível e o coletor de admissão de metal inferior. Vou esperar até trocar minhas velas de ignição novamente para fazer esta mangueira. O triste é que esta mangueira tem apenas 3 polegadas de comprimento!

21306-EA200

#12 · (Edited)
Mangueira do tanque de transbordamento (página 1)

Mangueira do radiador para o reservatório

Mangueira nova

21742-EA000
Grampos já incluídos na montagem

O ponteiro vermelho está apontando para a tampa do reservatório, mas a mangueira de ventilação está na foto sob o ponteiro vermelho.

Mangueira nova

21741-EA000
Nenhuma braçadeira necessária

#13 · (Edited)
Mangueira do Tanque de Expansão (página 2)

UAU, esta mangueira foi a maior dor de cabeça de todas as mangueiras! Levei uma hora inteira para trocá-la. Basicamente, você tem que remover a bateria - reservatório de líquido de arrefecimento - caixa de relés - depois soltar a caixa principal de fusíveis/relés mais próxima da parede corta-fogo. Então você tem que pescar todo o conjunto de mangueira de metal/borracha sob a caixa principal de fusíveis/relés, prendê-lo em 2 pontos, depois lutar para colocar a mangueira pequena de 2 polegadas no bico na parte inferior do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento, depois colocar a braçadeira no lugar. Em seguida, instale tudo na ordem inversa. Divirta-se com este!!!

Vista da mangueira de 2 polegadas lá embaixo!

Mangueira nova

21744-EA000
As braçadeiras já estão incluídas na montagem

#61 · (Edited)
Mangueira do tanque de transbordamento (página 2)

UAU, esta mangueira foi a maior dor de cabeça de todas as mangueiras! Levei uma hora inteira para trocá-la. Basicamente, você tem que remover a bateria-reservatório de líquido de arrefecimento-caixa de relés-então soltar a caixa de fusíveis/relés principal mais próxima da parede de fogo. Então você tem que pescar toda a montagem da mangueira de metal/borracha sob a caixa de fusíveis/relés principal, prendê-la no lugar em 2 pontos, então lutar para colocar a pequena mangueira de 2 polegadas no bico na parte inferior do reservatório de transbordamento do líquido de arrefecimento, então coloque a braçadeira no lugar. Em seguida, instale tudo na ordem inversa. Divirta-se com este!!!
View attachment 84466
Vista da mangueira de 2 polegadas lá embaixo!
View attachment 84474

Mangueira nova

21744-EA000
As braçadeiras já estão incluídas com a montagem

View attachment 84482
Desculpe reviver um tópico antigo.

Pode alguém me fornecer mais informações sobre algumas coisas para substituir esta mangueira? Removi a bateria, o reservatório de líquido de arrefecimento e soltei a pequena caixa de fusíveis de seu suporte. Soltei 1 parafuso óbvio do suporte da caixa de fusíveis grande e ele não se move. Desconectei as partes de borracha da mangueira em cada extremidade da parte metálica, mas absolutamente não consigo descobrir como tirá-la do caminhão, por cima ou por baixo. Desconectei os dois clipes estilo berço por baixo, então ele está se movendo livremente.

Estou perdendo alguma coisa sobre como soltar a caixa de fusíveis grande que permitiria que a parte antiga deslizasse para fora e a nova montagem deslizasse para dentro?

#14 · (Edited)
Mangueira e Válvula PCV (página 1)

A segunda pior dor na remoção e instalação da mangueira (eu fiz isso sem remover o coletor de admissão)

Comparação lado a lado do estilo antigo (2 mangueiras e 4 braçadeiras) e da nova mangueira de uma peça com 2 braçadeiras de mangueira. Eu reutilizei 2 das braçadeiras de mangueira antigas para esta instalação.

11823-EA20A (este é o novo número de peça substituído)

Braçadeiras antigas reutilizadas

Mangueira de cruzamento PCV da tampa da válvula para a tampa da válvula (esta mangueira antiga era a mais frágil, ela realmente quebrou ao meio como vidro)

Mangueira nova, não há braçadeiras de fábrica

11826-EA200

#55 ·
Segunda pior dor na remoção e instalação da mangueira (eu fiz isso sem remover o coletor de admissão)
View attachment 84490
Comparação lado a lado do estilo antigo (2 mangueiras e 4 braçadeiras) e da nova mangueira de uma peça com 2 braçadeiras. Eu reutilizei 2 das braçadeiras antigas para esta instalação.

11823-EA20A (este é o novo número da peça substituída)
Braçadeiras antigas reutilizadas

View attachment 84498
Mangueira de cruzamento PCV da tampa da válvula para a tampa da válvula (esta mangueira antiga era a mais frágil, ela realmente quebrou ao meio como vidro)
View attachment 84506

Mangueira nova, não há braçadeiras de fábrica

11826-EA200

View attachment 84514
Troquei minha válvula PCV e todas as três mangueiras PCV hoje. Assim como o OP, minha mangueira de cruzamento quebrou quando eu a removi. Obrigado por todo o trabalho que você colocou neste tópico CPS - tornou todo o processo super rápido e fácil.

#15 · (Edited)
Mangueira e válvula PCV (página 2)

Mangueira da tampa da válvula para o tubo de admissão de ar

Mangueira nova

11826-ZL80B
Grampos antigos reutilizados

Válvula PCV nova, o tamanho da chave que você precisará é 23 mm, mas boa sorte! Usei uma chave ajustável, demorou cerca de 30 minutos. NÃO A TIRE, ela tem um anel de vedação de borracha que faz toda a vedação! Apenas certifique-se de que a parte da "porca" da válvula PCV esteja nivelada com a tampa da válvula.

11810-EA200

#16 · (Edited)
Mangueira superior/inferior do radiador

Mangueira superior do radiador

21501-EA200
92527-ZX51A (quantidade 2)

Mangueira inferior do radiador

21503-EA200
92527-ZX51A (quantidade 2)

#17 · (Edited)
Mangueira de vácuo (página 1)

Estas 2 pequenas mangueiras de vácuo foram descontinuadas pela Nissan (a Nissan agora usa mangueira enrolada a granel). Fui à O'Reilly AutoParts e comprei 2 pés da mangueira Gates 5/32" ou 4 mm e cortei-a no comprimento das duas mangueiras que retirei. A terceira mangueira de vácuo mais longa é uma mangueira moldada, veja a página seguinte.

Mangueira de vácuo (ver acima)

Mangueira a granel Gates 5/32" ou 4 mm (peça Gates nº 27042)

#65 ·
Desculpe por reviver um tópico antigo aqui. Não tenho certeza se o OP ainda está por perto.

A minha pergunta diz respeito à publicação 18. A mangueira moldada precisa ser usada, ou pode ser substituída pela mesma mangueira a granel de 4 mm mencionada na publicação 17?

Postagem 18:
Mangueira de vácuo (página 2)

Mangueira de vácuo moldada
View attachment 84610

Mangueira nova, não há braçadeiras de mangueira de fábrica

22320-EA200

View attachment 84618
Postagem 17:
Mangueira de vácuo (página 1)

Essas 2 pequenas mangueiras de vácuo foram descontinuadas pela Nissan (a Nissan agora usa mangueira enrolada a granel). Fui à O'Reilly AutoParts e comprei 2 pés da mangueira Gates 5/32" ou 4 mm e cortei-a no comprimento das duas mangueiras que retirei. A terceira mangueira de vácuo mais longa é uma mangueira moldada, veja a página seguinte.
View attachment 84586
Mangueira de vácuo (veja acima)
View attachment 84594

Mangueira a granel Gates 5/32" ou 4 mm (peça Gates nº 27042)

View attachment 84602

#21 · (Edited)
Compartimento do motor e imagem da mangueira antiga

Compartimento do motor com tudo removido

Uma bagunça de mangueiras e peças antigas!

Tudo o que resta é encher o radiador com anticongelante 50/50, estacionar o caminhão com segurança em uma inclinação com o radiador voltado para cima (o radiador deve estar mais alto que o motor e as mangueiras do núcleo do aquecedor na parede de fogo traseira), remover a tampa do radiador, dar partida no motor com o aquecedor ligado e deixar em marcha lenta enquanto você adiciona anticongelante à medida que as bolhas de ar escapam. Vá dirigir, verifique se há vazamentos (não deveria haver), repita o acima, se necessário. Certifique-se de verificar o nível do anticongelante no tanque de transbordamento!

#71 ·
Compartimento do motor e imagem da mangueira antiga

Compartimento do motor com tudo removido
View attachment 84666
Uma bagunça de mangueiras e peças antigas!
View attachment 84674

Tudo o que resta é encher o radiador com anticongelante 50/50, estacionar o caminhão com segurança em uma inclinação com o radiador voltado para cima (o radiador deve estar mais alto que o motor e as mangueiras do núcleo do aquecedor na parede de fogo traseira), remover a tampa do radiador, dar partida no motor com o aquecedor ligado e deixar em marcha lenta enquanto você adiciona anticongelante à medida que a bolha de ar escapa. Vá dirigi-lo, verifique se há vazamentos (não deveria haver), repita o acima, se necessário. Certifique-se de verificar o nível de anticongelante no reservatório de transbordamento!
Estou no processo de substituir minhas mangueiras de borracha por mangueiras de silicone. Comprando/comprei-as da Z1 Offroad.

#24 · (Edited)
Estou oficialmente TERMINADO!!!

Por favor, comece desde o início deste tópico, pois já terminei todo o texto, juntamente com as fotos e os números das peças!

Aproveite!

CPS

#28 · (Edited)
Que merda. Quanto dinheiro você gastou em mangueiras OEM?
Projeto legal, no entanto.
Eu sabia que essa pergunta viria!

Bem, há muitas outras peças na mistura também: termostato e junta, embreagem do ventilador térmico, válvula PCV, porta de serviço EVAP, válvula de retenção do servo freio, tampa do radiador, tampa do reservatório, anticongelante.

SEM FALAR QUE o rolamento do tensor da correia serpentina estava ruim e a polia intermediária estava rangendo. Descobri isso quando removi a correia! Sim, mais dinheiro! Essas peças junto com uma nova correia estarão aqui na quarta-feira.

$395 para mangueira, braçadeiras, anticongelante e afins
$130 para nova embreagem do ventilador
$80 para novo tensor da correia, correia, polia intermediária (Gates Brand na Amazon.com)

Total $605

#27 · (Edited)
Impressionante, cara. Você planeja adicionar os números das peças para todas as mangueiras?
Acabei de voltar e adicionei todos os números das peças acima de cada imagem.

Dê um duplo clique na imagem, ela abrirá maior. Tirei todas essas fotos com meu iPhone 4, então espero que as fotos estejam claras o suficiente.

Com pesquisa (todos os números das peças que pesquisei por conta própria), trabalho, criação do tópico......17 horas para completar! Foi divertido....hehe

CPS