Nissan Frontier Forum banner

O que significa a luz de aviso ATP?

129K views 11 replies 10 participants last post by  shift_RUSH  
#1 · (Edited by Moderator)
O meio-oeste está sendo atingido por gelo agora!

Eu estava preso tentando subir minha entrada quando escorreguei para o lado e meu pneu dianteiro esquerdo ficou na lama. Eu estava em 4H, e então coloquei o seletor em 4LO. Primeira vez usando 4LO, então eu não sabia que tinha que esperar (ou mudar para N) para permitir que a caixa de transferência estivesse realmente em 4LO, ou seja, o indicador 4LO acendeu constantemente. De qualquer forma, tentando ir para trás, com derrapagem das rodas. Então a luz ATP acende e um tom penetrante constante. O display 4x4 fica em branco. O caminhão imediatamente saiu da rotina com a maior facilidade! Puxei o caminhão na rua, coloquei no estacionamento, e o indicador de aviso ATP não desapareceu. Parecia que o caminhão estava em 4LO (dirigindo devagar), no entanto, embora o display estivesse em branco. Desliguei o caminhão e então liguei-o novamente. O bipe parou. O display voltou. A luz ATP ainda está acesa. Coloquei o interruptor seletor em 4H, e ele desapareceu.

Que diabos significa ATP? O manual não diz nada sobre isso!

E por que o caminhão saiu milagrosamente do gelo/lama? Como 4LO é muito melhor que 4H? Eu pensei que 4LO era apenas "com marcha mais baixa". Ele aperta os diferenciais? Eu não tenho o diferencial E-lock, então como isso poderia ser?

Por favor, me ajude a entender. Desculpe, este é meu primeiro caminhão 4x4!

#2 ·
Luz de aviso de estacionamento da transmissão automática (modelo)

Esta luz indica que a função de estacionamento da transmissão automática não está engatada. Se a alavanca de câmbio de controle de transferência não estiver travada em nenhuma posição de marcha enquanto a alavanca seletora da transmissão automática estiver na posição P (Estacionamento), o veículo poderá se mover inesperadamente. Mude a alavanca de câmbio de controle de transferência para a posição 2H, 4H ou 4L quando a luz de advertência acender.​
c​
Ao estacionar, certifique-se sempre de que a alavanca de câmbio de controle de transferência está em 2H, 4H ou 4L e que o freio de estacionamento está acionado.

c​
Se a luz ATP estiver acesa, isso indica que a posição P (Estacionamento) da transmissão automática não funcionará e que a alavanca de câmbio de controle de transferência está na posição N (Neutro).

c​
A falha em engatar a alavanca de câmbio de controle de transferência em 2H, 4H ou 4L pode resultar na
movimentação inesperada do veículo, resultando em ferimentos pessoais graves ou danos materiais.

#3 ·
Droga Disco, eu estava tentando pensar em algo krass que se encaixasse no acrônimo, mas não consegui pensar em nada, e você vai e lê o maldito manual e digita....

#4 ·
OK, bem, isso explica. Devo ter ignorado essa entrada no manual. Eu nunca coloquei a trans em neutro, então não sei o que aconteceu. Muito estranho quando a luz ATP acendeu, o tom de aviso penetrante E o display 4x4 estava em branco! O caminhão estava possuído!

OK, bem, agora que o ATP foi descoberto, alguém poderia ajudar a explicar por que o caminhão conseguiu ganhar tração em 4LO quando 4H falhou? 4LO "aperta" os diferenciais, ou os trava?

#6 ·
2:43AM said:
. Eu nunca coloquei a transmissão em ponto morto, então não sei o que aconteceu.
Eu acho que o manual significa que a caixa de transferência está em ponto morto (entre as seleções) e a transmissão em estacionamento! Isso tornaria difícil para a transmissão (em estacionamento) impedir que o caminhão role, pois a caixa de transferência está livre para se mover, pois não está selecionada em nenhuma faixa! Pelo menos foi assim que eu li!

#9 ·
brutal said:
Dang Disco, eu estava tentando pensar em algo krass que se encaixasse na sigla, mas não consegui pensar em nada, e você vai e lê o maldito manual e digita....
Eu não digitei, mano....isso seria insano. Eu tenho aquele manual 'não tão legítimo' em documento pdf. Eu apenas fiz um corte e colei direto...funcionou muito bem. A parte legal é que o pdf é vinculado, então você pode fazer uma busca fácil por qualquer coisa e ele pesquisará em todo o documento.

Desculpe por roubar seu trovão...vá em frente e poste suas siglas de qualquer maneira...pode ser divertido de ver.