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Precisa resetar a ECU?

84K views 21 replies 4 participants last post by  Notabiker  
#1 ·
Minha esposa e eu compramos uma Frontier 2007 usada do revendedor Nissan na cidade. Temos constantemente obtido 21 mpg com ela na cidade. O mais baixo que vimos foi 18,5 mpg. Conseguimos pneus novos para ela que são muito mais robustos e os MPGs caíram em 1 mpg. Então, estávamos com uma média de cerca de 20 mpg na cidade. Nada mal. Desde então, nos mudamos para Las Vegas e durante toda a viagem, que foi inteiramente em rodovias/interestaduais, a quilometragem caiu e caiu e caiu e agora que nos estabelecemos, estamos obtendo 15,5 mpg. Rodovia e cidade. Não importa como eu dirijo, se eu acelerar desde o início ou se eu pisar no pedal do acelerador, é sempre a mesma coisa.

Estou me perguntando se a altitude mais alta do Colorado estava afetando a quilometragem a nosso favor. Também ouvi dizer que a ECU pode precisar ser "redefinida" para aprender as novas condições de direção. Isso é uma possibilidade? Tenho tentado evitar redefini-lo, mas dei a ele bons 1000 milhas para tentar reaprender os hábitos, mas nada mudou.

Tentamos todos os tipos de gasolina e, pessoalmente, tento me manter na Shell ou Chevron, mas tentamos muitas marcas diferentes. Não há nenhuma mudança.
 
#2 ·
A altitude irá afetar a economia de combustível. Não tenho certeza se uma altitude mais alta seria benéfica, pois o ar é tipicamente mais rarefeito. Talvez seja a mudança de temperatura de um ar mais frio para um ar mais quente que causou a mudança. Ou... pelo menos contribuiu para isso. Eu faria um reset da ECM, não pode fazer mal. Existem alguns tópicos no fórum que dão instruções passo a passo sobre como fazer isso sozinho também... Eu sei que existe um relacionado aos espaçadores fenólicos, você pode começar por aí em sua pesquisa. É um tópico longo, então eu começaria no final e trabalharia para trás. Esse tópico deve levá-lo a um tópico de construção, e no início do tópico de construção, eles mostram como resetar a ECM. Espero que ajude.
 
#3 ·
a altitude VAI afetar a economia de combustível. Não tenho certeza se uma altitude mais alta seria benéfica, embora o ar seja tipicamente mais rarefeito. Talvez seja a mudança de temperatura de um ar mais frio para um ar mais quente que fez a mudança. Ou... pelo menos contribuiu para isso. Eu faria um reset da ECM, não pode machucar. Existem alguns tópicos no fórum que dão instruções passo a passo sobre como fazer isso sozinho... Eu sei que existe um relacionado aos espaçadores fenólicos, poderia começar por aí em sua pesquisa. É um tópico longo, então eu começaria pelo final e trabalharia para trás. Esse tópico deve levá-lo a um tópico de construção, e no início do tópico de construção, eles mostram como resetar a ECM. Espero que isso ajude.
Eu encontrei. Obrigado pelas instruções.

Eu também imaginei que a altitude pioraria a quilometragem, pois o ar mais alto é mais rarefeito e o ar mais rarefeito não comprime bem. E na verdade, tem estado mais frio aqui em Vegas do que no Colorado. Talvez a umidade tenha um ligeiro efeito? Quem sabe. Você pode fazer um reset da ECU apenas puxando o fusível da ECU? Verifiquei ambas as caixas de fusíveis sob o capô e só consegui encontrar uma ECU A/T, que estou presumindo que seja para a transmissão. Estou procurando nos lugares errados?

Eu vou tentar o truque de reset do pedal, mas eu gostaria de evitar o reset da bateria porque eu não sei se tenho todas as minhas ferramentas comigo. Todas as minhas coisas ainda estão no Colorado.
 
#4 · (Edited)
De nada pelas indicações. Eu tentaria primeiro o truque do pedal. Eu não acredito que puxar o fusível irá redefinir o ECM. É possível, mas eu acredito que não, até que o ECM seja comandado a fazer uma redefinição. Puxar o fusível apenas faz com que ele desligue e pode dar-lhe uma luz de verificação do motor se a ignição for colocada na posição ligada, o ECM recebe energia de vários locais, por isso puxar o único fusível provavelmente não terá o efeito que você procura. A redefinição da bateria pode, no entanto, funcionar. Desconectar ambos os terminais e tocá-los juntos por alguns minutos deve descarregar todos os capacitores no sistema o suficiente para que o ECM tenha que reaprender depois de ter perdido sua memória devido à redefinição rígida.
 
#5 ·
Outro fator é que o novo gás que você está recebendo pode ter mais etanol (o etanol puro tem 2/3 da energia e mpg da gasolina, então uma mistura de 10% provavelmente seria cerca de 6-7% menos mpg; embora isso seria ~1 mpg no máximo, eu acho). Verifique a pressão dos pneus, pois a mudança de altitude mudará seu psi real (aqui está uma boa explicação) Não confie na ECU para fornecer leituras de MPG 100% precisas... mesmo o registro manual *pode* variar, pois a bomba nem sempre desliga no mesmo ponto exato em cada abastecimento e quando está mais frio, ela gosta de desligar mais cedo. Ainda assim, as variações são provavelmente menores e, a longo prazo, devem ser próximas o suficiente para comparação. Outros fatores podem ser filtro de ar sujo, velas (?), acúmulo de carbono, etc... Você tem certeza de que estava recebendo 20 mpg na cidade? Parece terrivelmente alto, a menos que você dirija como uma vovó total e mesmo assim...
De qualquer forma, aqui está um corte e cole para ECU e outras redefinições:

Nissan Frontier (2005+)

Por favor, leia todas as instruções e familiarize-se com elas antes de qualquer tentativa.
Um cronômetro ou um relógio analógico com um ponteiro de segundos será útil.

Procedimentos de redefinição da ECU

O método fácil:

Depois de experimentar diferentes tempos e ler postagens de outros membros, criei um método condensado de fazer esta redefinição. Este método funciona TODAS as vezes, mesmo sem um cronômetro. Usei este método com sucesso uma dúzia de vezes, ou mais, agora sem um relógio. Depois de algumas vezes, você não precisará de um relógio ou instruções. Você ficará tão bom nisso que se verá fazendo isso enquanto espera em um sinal de trânsito.

O tempo não é tão crítico com este método... sem necessidade de cronômetro. Basta contar em sua cabeça... um-mil, dois-mil, etc., ou use um cronômetro. A etapa mais crítica é a etapa 3.... espere 10 segundos, em vez de 7.

1. Ignição "ON", conte até 3.
2. Pressione/Solte o pedal 5 vezes... forte e rápido.
3. Conte até 10 (não 7!) e pressione totalmente o pedal
4. Conte até 12 (SES deve piscar), solte o pedal
5. Conte até 10, pressione o pedal
6. Conte até 10, solte o pedal.
7. Desligue a ignição e, em seguida, ligue o motor. Feito!

Aprendizagem da posição de liberação do pedal do acelerador
Procedimento de operação

1. Certifique-se de que o pedal do acelerador está totalmente liberado.
2. Ligue a chave de ignição e aguarde pelo menos 2 segundos.
3. Desligue a chave de ignição e aguarde pelo menos 10 segundos.
4. Ligue a chave de ignição e aguarde pelo menos 2 segundos.
5. Desligue a chave de ignição e aguarde pelo menos 10 segundos.

Aprendizagem da posição fechada da válvula de borboleta
Procedimentos de operação

1. Certifique-se de que o pedal do acelerador está totalmente liberado.
2. Ligue a chave de ignição.
3. Desligue a chave de ignição e aguarde pelo menos 10 segundos.
Certifique-se de que a válvula de borboleta se move durante os 10 segundos acima, confirmando o som de operação.

Aprendizagem do volume de ar em marcha lenta (Aprendizagem da posição da borboleta)
É melhor contar o tempo com precisão com um relógio.
Procedimentos de operação
1. Execute a aprendizagem da posição liberada do pedal do acelerador.
2. Execute a aprendizagem da posição fechada da válvula de borboleta.
3. Ligue o motor e aqueça-o até a temperatura normal de operação.
4. Desligue a chave de ignição e aguarde pelo menos 10 segundos.
5. Confirme que o pedal do acelerador está totalmente liberado, ligue a chave de ignição e aguarde 3 segundos.
6. Repita os seguintes procedimentos (etapas 7a, 7b) rapidamente cinco vezes em 5 segundos.
7a. Pressione totalmente o pedal do acelerador (FORTE)
7b. Solte totalmente o pedal do acelerador.
8. Aguarde 7 segundos, pressione totalmente o pedal do acelerador e mantenha-o por aprox. 20 segundos até que a luz de verificação do motor (CEL) pare de piscar e ligue.
9. Solte totalmente o pedal do acelerador em 3 segundos após o CEL estar ligado.
10. Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta.
11. Aguarde 20 segundos.
12. Acelere o motor duas ou três vezes e certifique-se de que a velocidade em marcha lenta e o tempo de ignição estão dentro das especificações.
 
#6 ·
Eu também não tinha pensado nisso ainda. A mudança de altitude definitivamente afetará a pressão dos seus pneus e, se você tiver uma quilometragem decente no motor, a borboleta e o filtro de ar podem estar "sujos" e precisar de limpeza da borboleta e substituição do filtro. Muitas pequenas coisas contribuem para o MPG geral... e eu tenho que concordar com JNR que 20 na cidade é alto para esses caminhões... meu Pathy está fazendo 10,5 na cidade agora em Ohio.
 
#7 · (Edited)
Coloquei um filtro de ar K&N novo em folha alguns dias antes da viagem. Ainda tenho o outro filtro de ar na carrinha, caso haja problemas durante a viagem com o K&N de substituição. A quilometragem permaneceu a mesma com o K&N.

Eu nem sequer considerei a pressão dos pneus, mas vou verificar isso este fim de semana. Devemos seguir a pressão indicada no pneu ou o que a carrinha sugere no autocolante?

As velas de ignição são outro projeto para outra hora. Não tenho as ferramentas no momento para me aprofundar muito em desmontar as coisas.

-edit-
Para não fugir muito do tópico, mas que velas de ignição vocês recomendam?
A NGK sempre pareceu ser a favorita para o meu Toyota e ouvi dizer que é a favorita dos carros japoneses. O mesmo se aplica ao Frontier?

-segunda edição-
Deixa estar. Encontrei uma boa ligação: http://www.clubfrontier.org/forums/f8/what-best-sparkplugs-our-trucks-67818/
 
#8 ·
Quanto às velas de ignição, a maioria das boas marcas funciona, embora eu goste da NGK hoje em dia e sempre tenha tido boa sorte com elas. Eu sempre uso velas padrão e as ajusto de acordo com as especificações. Não há necessidade de obter as velas sofisticadas, pois a única vantagem de *algumas* delas é um pouco mais de quilometragem, mas, apesar das artimanhas de marketing, você não obtém mais potência de nenhuma vela, desde que ambas as velas comparadas estejam devidamente ajustadas, apertadas e a ignição (bobina(s), fios usados) seja idêntica.
 
#9 · (Edited)
NGK deve ser a ÚNICA vela que você coloca em um Nissan. Ponto final. As pontas de irídio são minhas favoritas, mas qualquer vela NGK de desempenho servirá. (desde que tenham sido usinadas para aquele motor)

Quanto à pressão dos pneus, siga o adesivo da porta. Você quer que a pressão dos pneus seja definida para o que o veículo deseja, não apenas para o que o pneu pode suportar. Tive que explicar isso para meu primo outro dia quando descobri que ele estava rodando com 65 psi em seu Frontier só porque seus pneus podem aguentar.

É uma boa prática ajustar a pressão dos pneus usando um medidor de pressão de pneus conhecido e em bom estado quando os pneus ficaram parados e esfriaram até a temperatura ambiente. Se estiver em torno de 60 graus e os pneus não tiverem sido rodados nas últimas horas, eu diria para defini-los para 35/36 psi. Ao dirigir em velocidades de rodovia, eles devem aumentar para 37/38 psi, em dias quentes, até 39 ou 40. Dito isso, quando frios, definidos para 35/36, você não deve exceder a pressão máxima recomendada pelo fabricante do pneu de 44, a menos que esteja fazendo burnouts em clima de 110 graus.

Quando/se cair abaixo de 60 graus e os pneus estiverem frios, você pode esperar uma queda de 1 psi a cada 10 graus. Portanto, a 50 graus, quando os pneus estão frios, será cerca de 34 psi. 32 psi é a predefinição da concessionária/fabricante para o indicador de luz de pneu. Ele pode ser alterado com uma ferramenta de digitalização (acredito), mas eles vêm de fábrica definidos para acender para baixa pressão em 32. Portanto, evite essa cúspide, ou você terá uma luz acesa todas as manhãs. Eu costumo definir todas as rodas de meus clientes e as minhas próprias para 36 para evitar qualquer problema com a luz do pneu ou problemas de excesso de inflação.
 
#10 ·
65 psi?!? caramba, ha ha... Gosto de ir para o lado mais alto, mas isso é muito alto. A parte ruim de muito psi é que você não apenas tem um passeio mais difícil (especialmente em pneus de perfil baixo), mas também corre o risco de desgastar os centros e pode até diminuir sua área de contato com a estrada... 40 psi não farão isso (pelo menos na minha experiência), mas imagino que 50+ poderiam.
 
#11 ·
Sim, não se esqueça também da faixa de calor adequada nas velas :D Acho que experimentei as NGK mais premium (platina?) uma vez, pois estavam em promoção e funcionaram bem... No entanto, tive uma má experiência com uma vela 'chique' onde aquele pedacinho de metal se soltou de alguma forma e, desnecessário dizer, não funcionou muito bem, lol... uma última coisa sobre o aperto é não apertar demais, ou corre o risco de rachar a cerâmica e isso tornará a vela praticamente inútil... finalmente, é sempre uma boa ideia aplicar anti-seize nas roscas nas cabeças de alumínio antes da instalação.

65 psi?!? porra, ha ha... Gosto de ir para o lado mais alto, mas isso é muito alto. A parte ruim de muito psi não é apenas que você tem uma viagem mais difícil (especialmente em pneus de perfil baixo), mas você corre o risco de desgastar os centros e pode até diminuir sua área de contato com a estrada... 40 psi não fará isso, no entanto (pelo menos na minha experiência), mas imagino que 50+ poderia.
ele comprou alguns pneus offroad/trabalho que foram classificados para 80 psi de pressão máxima e assumiu que era isso que ele precisava para enchê-los também, mas estava preocupado, então só foi para 65.... aprendi isso depois de assistir a um vídeo dele ficando preso em lama mínima na PA... tive que rir um pouco dele e o eduquei sobre a noção de esvaziar e a inflação adequada dos pneus por placa do pneu.

para as velas, não estou ciente de que a NGK faça uma vela multi ponta para uso como as velas Bosch. Deve ser de ponta única, esse é o caminho a seguir. Cada fabricante gosta de coisas diferentes.

tinha um Ford Escape no lote de carros usados ​​há alguns anos. Os vendedores o inundaram a -40 em um inverno. Acabamos tendo que trocar as velas porque não conseguimos limpá-las o suficiente. As NGK estavam em estoque, então as usamos. Ele inundou novamente na manhã seguinte. Coloquei velas autolite (ngk custavam 9$ cada e autolites custavam $1,50 cada) e nunca mais tive problemas depois. Cada fabricante tem sua marca de vela recomendada. Dodge é Bosch, GM é AC Delco, Ford é Autolite e, surpreendentemente, a maioria das importações apenas usa NGK
 
#12 ·
As NGKs são o que eu sempre usei no meu Toyota e no Subaru. Eu estava definitivamente procurando por velas com ponta de irídio. Meu caminhão merece o melhor.

Os fios/bobinas precisam ser substituídos com as velas? Ou devo deixá-los em paz?
 
#13 ·
deveria ter coil-overs....nunca os substituí, a menos que estivessem com defeito. Não são como os fios que são trocados com as velas. Duram muito tempo e são incrivelmente caros para substituir todos eles sempre que você faz as velas. Para sua informação, acredito que o intervalo de velas para o serviço recomendado é de 110.000 milhas... se você não estiver lá... eu as verificaria antes de substituir.
 
#14 ·
deveria ter coil-overs....nunca os substituí, a menos que estivessem com defeito. Eles não são como fios que são trocados com as velas. Eles são duradouros e incrivelmente caros para substituir todos eles toda vez que você faz as velas. Para sua informação, acredito que o intervalo de velas para o serviço recomendado é de 110.000 milhas... se você ainda não chegou lá... eu as verificaria antes de substituí-las.
Estou descobrindo que vale a pena esperar até 110.000. Encontrei uma escrita e alguns guias e parece que o coletor de admissão precisa ser removido e as juntas precisarão ser substituídas. Eu pensei que era um trabalho simples de desapertar/substituir/apertar. Eu queria um projeto para me manter ocupado e pensei que as velas seriam boas com a próxima troca de óleo. Acho que preciso procurar em outro lugar algo para atualizar.
 
#16 ·
Acho que vou tentar sem remover a admissão e, se chegar a isso, vou parar e comprar uma junta do revendedor. Tive azar no passado ao tentar usar juntas velhas e nunca deu certo, por isso me tornei um fã ávido de RTV. Neste caminhão, porém, quero mantê-lo limpo. Então, sem RTV aqui.
 
#17 ·
Para referência, não sei se você lidou com carburadores, mas nos Holleys, a junta da cuba de combustível de 'papel' é horrível, então você as substitui por uma de 'borracha' e se colocar um pouco de vaselina nela, você pode usá-la repetidamente, o que é bom quando você precisa ficar trocando os jatos :D
 
#18 ·
Para referência, não sei se você lidou com carburadores, mas nos Holley, a junta da cuba de combustível de 'papel' é péssima, então você as substitui por uma de 'borracha' e se você colocar um pouco de vaselina nela, você pode usá-la repetidamente, o que é bom quando você tem que ficar trocando os jatos :D
Felizmente, eu nunca trabalhei com um motor carburado. Eles sempre foram de injeção eletrônica com controle mínimo por computador. Este novo Frontier será uma nova, uh, fronteira, em meu aprendizado de como trabalhar em motores.
 
#19 ·
Estou com o capô do meu Pathfinder aberto agora... ele precisava de uma bateria, mas parece que, do lado do passageiro, apenas uma das velas deve dar algum problema real, com as flexões e extensões certas. E essa seria a... er... 4ª vela, eu acredito. É a do meio do lado do passageiro. A bobina e a vela dianteiras parecem que vão passar pela admissão através do espaço que é criado quando a admissão se curva para a frente do compartimento do motor, e a bobina traseira parece muito fácil.
 
#20 ·
Estou com o capô do meu Pathfinder aberto agora... precisava de uma bateria, mas parece que do lado do passageiro, apenas uma das velas deve dar algum problema real, com as flexões e extensões certas. E essa seria a... er... 4ª vela, eu acredito. É a do meio do lado do passageiro. A bobina e a vela dianteiras parecem que vão passar pela admissão através do espaço que é criado quando a admissão se curva para a frente do compartimento do motor, e a bobina traseira parece muito fácil.
Sim, eu definitivamente vou tentar no final do mês. Felizmente, posso andar para qualquer lugar que precise e, se eu quebrar alguma coisa, tenho alguma flexibilidade para o tempo de inatividade.
 
#21 ·
Tenha em mente que ao retirar a bobina central, a parte superior é rígida, a extensão inferior que realmente toca na vela de ignição é flexível até certo ponto. É apenas uma bota de borracha com uma mola dentro, então você também terá alguma flexibilidade ali, apenas evite um ângulo muito agudo para não esmagar ou comprimir a mola.
 
#22 ·
Minha esposa e eu compramos um Frontier 2007 usado na concessionária Nissan da cidade. Temos constantemente recebido 21 mpg com ele dirigindo na cidade. O mais baixo que vimos foi 18,5 mpg. Conseguimos pneus novos para ele que são muito mais carnudos e os MPG caíram em 1 mpg. Então, estávamos com uma média de cerca de 20 mpg na cidade. Nada mal. Desde então, nos mudamos para Las Vegas e durante toda a viagem, que foi inteiramente de milhas de rodovia/interestadual, a quilometragem caiu e caiu e caiu e agora que nos estabelecemos, estamos recebendo 15,5 mpg. Rodovia e cidade. Não importa como eu dirijo, se eu acelerar desde o início ou se eu pisar no pedal do acelerador, é sempre a mesma coisa.

Estou me perguntando se a altitude mais alta do Colorado estava afetando a quilometragem a nosso favor. Também ouvi dizer que a ECU pode precisar ser "reiniciada" para aprender as novas condições de direção. Isso é uma possibilidade? Eu tenho tentado evitar reiniciá-lo, mas dei a ele bons 1000 milhas para tentar reaprender os hábitos, mas nada mudou.

Temos tentado todos os tipos de gasolina e, pessoalmente, tento me ater à Shell ou Chevron, mas tentamos muitas marcas diferentes. Não há nenhuma mudança.
Vou trazer este de volta dos mortos só porque estou com vontade, rsrs.

Nós nos mudamos para Co há alguns meses e notamos o aumento da mpg imediatamente. Menos pressão de ar significa que você recebe menos potência (3% para cada 1k acima do nível do mar, então aqui recebemos cerca de 21% menos potência) como se você tivesse basicamente um motor menor e o ar é mais fino, então menos resistência ao dirigir significa que você obtém melhor mpg às custas da aceleração. Tenho meu caminhão há quase uma década e nunca notei as outras válvulas entrando em ação a 3500 rpm até que nos mudamos para cá e estou constantemente acelerando mais alto só para começar.