Nissan Frontier Forum banner

Precisa de ajuda u1000 u1001 não arranca com a chave

33K views 15 replies 4 participants last post by  ss67ls  
#1 ·
Olá, eu realmente poderia usar alguma ajuda. 2008 Nissan Frontier 4.0 não dá partida com a chave, todas as luzes do painel acendem. Tem os códigos U1000 U1001. Verifiquei todos os fusíveis, verifiquei ok, tentei um IPDM diferente sem alteração, troquei o relé EFI e o relé do motor de partida sem alteração. Se eu puxar o relé do motor de partida e energizar a conexão inferior, o motor de partida funciona bem, então me diz que o motor de partida e a fiação do relé estão ok. Mas por alguma razão, sem energia para o motor de partida com a chave, por favor, ajude, obrigado.

#3 ·
Verifique os cinco fusíveis localizados na caixa de plástico diretamente atrás do terminal (+) da bateria para garantir que todos esses fusíveis não estejam "queimados" e ainda estejam intactos. Use as funções de testador de tensão e continuidade em um multímetro digital para testá-los.

Tente também passar um fio terra diretamente do terminal (-) da bateria para o bloco do motor. Se o caminhão ligar depois de passar um fio terra do terminal (-) da bateria para o bloco do motor, você terá um curto-circuito no cabo terra (-) que sai da bateria. Se o seu Frontier estiver exposto a sais de estrada, convém verificar TODOS os seus pontos de aterramento.

Espero que isso ajude.....

#5 ·
Como eu verificaria os módulos? Eu trabalho muito com BMWs e tenho loops de teste para bypass/teste de sinais de barramento CAN. Este Nissan não tem slots de loop de barramento CAN. Meu scanner OBD2 não mostra o status do barramento CAN ou quantos módulos. Então, como eu faria para descobrir quais módulos de barramento CAN ele tem e testar esses módulos para comunicação? Obrigado.

#6 ·
Como eu verificaria os módulos? Eu trabalho muito em BMWs e tenho loops de teste para bypass/teste de sinais de barramento CAN. Este Nissan não tem slots de loop de barramento CAN. Meu scanner obd2 não mostra o status do barramento CAN ou quantos módulos. Então, como eu faria para descobrir quais módulos de barramento CAN ele tem e testar esses módulos para comunicação? Obrigado
você precisará dos esquemas do seu carro e seria melhor ter uma ferramenta de digitalização que possa se comunicar com todos os módulos, para ver o que está e o que não está falando. Por fim, você provavelmente precisará de um osciloscópio para verificar os sinais do barramento CAN no(s) barramento(s) CAN do caminhão

os esquemas estão aqui - assim que o site voltar

apenas como um possível problema, você verificou o fluido do radiador quanto ao smod? É possível que isso tenha fritado o módulo de controle do TCM e, portanto, não ligue.

#8 ·
Em primeiro lugar, obrigado pela sua ajuda. O camião foi rebocado para mim por um amigo que disse que não pegava. Então, verifiquei os fusíveis, as ligações e as terras e os TSBs, tudo ok. Hoje verifiquei a caixa de fusíveis no terminal positivo da bateria, ok, energia em ambos os lados dos fusíveis. Verifiquei a alimentação de 12 V para o IPDM no fio vermelho do circuito #48, chave ligada, ok. Mas não recebo sinal para o relé de arranque. Circuito #19 fio branco da caixa IPDM se eu aplicar energia o motor de arranque gira e o veículo arranca. Então decidi rastejar por baixo desligar a ficha do TCM para ver se isso o faz arrancar. Descobri que a ficha da transmissão já estava desligada, por isso liguei-a de volta, o veículo ainda não pega com a chave e com a chave ligada os faróis acendem e a ventoinha de arrefecimento funciona, nunca tinha feito isso antes e não arranca ao ligar o circuito #19. Então desliguei a ficha da transmissão e se eu aplicar energia à ligação inferior do relé de arranque #19 ele vai rodar e arrancar apenas com a transmissão desligada. Então eu sei que algo deve estar errado com o TCM. Mas não consigo fazer o veículo pegar com a chave e é tudo o que estou a tentar fazer. O meu amigo trouxe-me um IPDM usado porque pensei que era isso, mas não houve nenhuma mudança, ainda não pega com a chave. E eu liguei uma terra do terminal negativo da bateria ao bloco do motor, ainda sem alterações. Qualquer ajuda seria muito apreciada, obrigado.

#9 ·
O líquido de arrefecimento do radiador parece bom, não vejo leite. Eu assumo que o TCM tem problemas, já que o encontrei desligado. Tudo mostra que o veículo ainda está dando partida com a chave se o TCM estiver desligado. Eu só preciso fazê-lo dar partida com a chave

#10 · (Edited)
a potência em 48 ipdm significa que você está ok para o interruptor neutro de estacionamento. bobina do relé+
19 está fora do motor de arranque
3 é a energia da chave de ignição quando gira para a partida --> torna-se 19 se o relé fechar
o terra da bobina do relé é da cpu ipdm que está no barramento can

a cpu ipdm entra em modo de segurança se não estiver falando com bcm e ecm - não tenho certeza se também precisa de tcm

aqui está o mesmo modo de falha em um nissan sem partida, ventiladores funcionando e erros de barramento can...
causa diferente, mas mostra como o ipdm não acionará o relé de partida sem as comunicações corretas no barramento can

#11 ·
Então a ignição tem sinal para o IPDM. Acredito que seja o TCM causando meu problema. Usei um scanner melhor hoje e ele não se comunica com nenhum módulo se o TCM da transmissão estiver conectado. Assim que eu desconecto o TCM, o scanner fala com o ECM, ABS, SRS sem nenhuma comunicação com o TCM. Ainda não dá a partida com a chave. O circuito nº 9 do TCM não tem 12V com a chave ligada. Apliquei 12V com powerprobe, mas ainda não dá a partida com a chave. Então, a única coisa que posso pensar é um TCM ruim causando a falta de partida com a chave. Eles querem 800 por um TCM usado ou 1200 por uma transmissão completa. Meu amigo, acho que não quer consertar devido ao custo do reparo. Um projeto tão ruim, nunca tive uma condição de não dar a partida no veículo que você não pudesse confirmar. Estou supondo que seja o TCM de todos os testes de pinos e diagnósticos, mas não há como confirmar 100%. E só poderia verificar gastando 800+ na esperança de que funcione. É melhor eu ficar longe e nunca recomendar um Nissan no futuro. Gostaria que houvesse uma maneira de confirmar a condição de não dar a partida em 100%. Obrigado por toda a contribuição e ajuda. Se ele decidir colocar uma transmissão, eu o manterei informado se isso o consertou.

#13 ·
Sim, eu olhei os manuais, o mesmo que tenho com o Prodemand, obrigado. Quando o TCM está desligado, eu tenho comunicação com ECM, ABS, BCM, SRS, sem TCM. Se eu conectar o TCM, eu não tenho comunicação com nenhum módulo. Todos os testes para o IPDM estão ok, exceto para o relé do motor de partida, essa é a única coisa com o IPDM que não está em especificação. Eu não tenho sinal de entrada de 12V para o relé do motor de partida, que o diagrama de fiação mostra vindo do circuito 9 do TCM. O que é confuso é que quando eu ligo o circuito 9 do TCM, eu ainda não tenho condição de partida da chave. Eu vou verificar novamente o BCM com o scanner, obrigado. Você diz que o manual diz que não precisa do TCM para dar partida. Todos os vídeos que eu vi recentemente sobre Nissan sem condição de partida dizem que é devido a um TCM com defeito, o que aparentemente é muito comum e causa a condição de não dar partida com Nissans, o que me diz que você precisa do TCM para dar partida. Eu esperava alimentar o circuito 9, verificar se ele dá partida com a chave e então vender o TCM. Sem poder verificar, eu só espero que essa seja a cura. Eu vou te avisar o que eu encontrar, obrigado.

#14 · (Edited)
Bem, quando digo que você não precisa de conexão TCM CAN, isso é estritamente para o IPDM e suas funções. Ainda pode precisar de CAN funcionando, veja abaixo...

eu sei que a conexão do barramento CAN do TCM informa ao medidor/M&A (painel de instrumentos) as posições de mudança selecionadas, incluindo estacionamento/neutro

o pino 7 do painel de instrumentos então envia um sinal via pino 102 do ECM que a transmissão está em p/n.
Este sinal é 0V quando em p/n, tensão da bateria em qualquer outra posição. (Este pode ser seu sinal de fumaça de não partida e precisa ser 0V junto com o TCM#9 12V). Você pode ver isso no monitor de dados do ECM --> p/n posi sw

no ECM também há um monitor de dados de partida ligado/desligado e interruptor de ignição ligado/desligado

no BCM há um monitor de dados ign on sw na seção do imobilizador.

então verifique seus monitores de dados em ECM/BCM/IPDM/medidor para quaisquer pistas

tente alimentar 12 volts para o IPDM em (pin48/tcm pin9) e 0V para o pino 102 do ECM. Veja se isso lhe dá a capacidade de dar partida, caso contrário, esse TCM sendo fumado está matando outra coisa para evitar a partida.

Boa sorte, neste ponto eu precisaria estar realmente em mãos para ir mais longe no diagnóstico.

Relate quaisquer descobertas e talvez isso dê um novo plano de ataque.

editar - esqueci de mencionar e sei que é fácil ignorar, a transmissão está realmente em estacionamento ou neutro?

#15 ·
Vou analisar todos os monitores de dados. Pino 9 do TCM, alimentei com 12V, não houve alteração. Vou verificar o pino 102 do ECM para 0 voltagem, o que ainda não verifiquei. No meu scanner, o interruptor de segurança neutro está mostrando as marchas corretas quando eu troco de marcha. Obrigado, avisarei o que encontrar.

#16 ·
Então, para atualizar sobre o problema. O cliente comprou uma transmissão usada completa e agora ela liga com a chave, mostra todos os módulos no scanner, agora troca de marcha e dirige muito bem. Então, o TCM da transmissão é o que causou minha falha ao ligar com a chave. A única coisa que posso pensar é que, como o fio do TCM não estava enviando o sinal para o IPDM, algo estava vendo isso, causando a falha ao ligar. Você pensaria que ignorar e jumpear o fio do TCM para o IPDM teria mostrado ou feito algum tipo de mudança para diagnóstico, mas não, foi colocar um bom TCM e esperar que funcionasse. Design realmente ruim para testes e reparos, mas parece ser o normal para as empresas de carros hoje em dia. Obrigado por toda a ajuda e espero que isso ajude alguém no futuro, boa sorte.